COMENTÁRIO ECONÔMICO TRAZ UMA ANÁLISE MENSAL SOBRE OS DADOS CONTÁBEIS DAS SEGURADORAS

0
138

Em sua edição de maio, o Comentário Econômico, programa da GRTV, canal voltado para o gerenciamento de riscos, trouxe uma análise econômica da conjuntura do mercado de seguros, com dados até maio de 2021. Apresentado pelo jornalista especializado em seguros, Paulo Alexandre, o programa tem como comentarista o Consultor Econômico, Francisco Galiza.

O consultor fez comentários sobre a avaliação da receita do setor de seguros com base em uma tabela que traz a receita até março de 2020 e 2021 do ramo de seguros de pessoas, sem VGBL, seguros elementares e o total da receita de seguro. “É possível observar que mercado de seguros já está crescendo acima de 10%. Uma série de fatores explica esse crescimento, como, por exemplo, a base do ano anterior ter sido baixa e a inflação um pouco mais alta em 2020, sobretudo pelo IGPM.

De qualquer forma essa informação é positiva. Em 2021 o mercado de seguro já alcançou um nível de receita bem mais favorável do que no ano anterior”, comemorou. Para explicar a evolução do PIB em 2021, o consultor preparou um gráfico com previsões de crescimento obtidas por meio do boletim Focus, do Banco Central, que mostra que o mercado continua sustentado na sua base de 3% a 3,5% com uma leve tendência de alta. “O diagrama está coerente com a tabela anterior, que traz uma previsão de PIB mais favorável, ligado necessariamente a um mercado de seguros também mais favorável. Porque são duas variáveis que tem uma alta correlação entre si”, explicou.

A expectativa de Galiza é que a economia brasileira continue se recuperando no segundo semestre e feche o ano de 2021 com números ainda mais favoráveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui